Camara pi 183

Defesa Civil começa novo curso de voluntariado

Por RJNEWS em 19/10/2023 às 16:30:37
 Na aula inaugural, os voluntários conheceram os instrutores

Na aula inaugural, os voluntários conheceram os instrutores

Cento e vinte e quatro novos cidadãos serão formados no curso de voluntários da Defesa Civil. A aula inaugural foi realizada na noite de quarta-feira (18) na Cidade Universitária. Essa é a segunda turma de 2023 e atenderá todos que se inscreveram. Na aula inaugural, os voluntários conheceram os instrutores. Além disso, os alunos que fizeram o curso Pedalando pela Vida, de primeiros socorros, receberam os certificados.


O secretário da Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, explicou que os módulos que serão tratados são noções básicas de Defesa Civil; Primeiros Socorros; Percepção de Risco; Combate a Incêndio; Segurança no Lar e Voluntariado; Prevenção e Combate a Incêndio e Simulado de Emergência. Atividades teóricas e práticas serão promovidas.


De acordo com Joseferson, os voluntários recebem a carteirinha com validade para todo o território nacional reconhecida pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. "Os cidadãos que estarão nesta turma farão parte do corpo de voluntários da cidade de Macaé. O voluntário trabalha para que a população entenda a necessidade que ela deve estar preparada para fazer a proteção dela mesma, esse é o grande conceito da Defesa Civil, tanto na gestão do desastre como na redução do desastre para que ele não aconteça", definiu o secretário.


O técnico de manutenção mecânica Ary Pacheco, de 39 anos, enfatizou que o curso vai agregar valor na sua profissão e no seu cotidiano. "Já passei por situações na vida e agora, caso ocorram, estarei completamente apto com esta oportunidade", observou.


Luíza Carla Paula de Medeiros, de 30 anos, é vigilante e está interessada no conteúdo de todos os módulos. "Acho importante estar capacitada para agir e ter o conhecimento adequado segundo as orientações da Defesa Civil", enalteceu.


O bombeiro civil Thiago Henrique Marcelino, de 33 anos, mencionou que o curso vai prepará-lo para portar-se em caso de sinistro, promovendo gerenciamento e atendimento. "As aulas nos deixam tecnicamente preparados para diversas situações e dão a qualificação para ajudar o próximo caso ocorra algum sinistro", indicou.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki