Camara pi 183

Prefeitura forma 20 voluntários da Defesa Civil e homenageia outros dez pelos serviços prestados

Por RJNEWS em 05/07/2023 às 17:33:58
Os certificados da turma Alfha 2023 são válidos em todo o território nacional

Os certificados da turma Alfha 2023 são válidos em todo o território nacional

Vinte formandos receberam na noite desta terça-feira (4), no Auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária, o certificado de Voluntário ou Voluntária da Defesa Civil e a carteira que confere o título. Outros dez voluntários foram homenageados pelos serviços prestados no ano de 2022/23. Os certificados da turma Alfha 2023 são válidos em todo o território nacional.

Compuseram a mesa da solenidade de entrega dos certificados o prefeito Welberth Rezende; o Secretário da Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio; e o Coordenador da REDEC 9 – Baixada Litorânea, tenente coronel BM Fábio Gonçalves.

"Vamos avançar comprando equipamentos para o "estar pronto para poder servir". Vocês são pessoas que estão prontas em um ato de amor e altruísmo. Ajudar o próximo faz bem para si mesmo", ressaltou o prefeito, pontuando que Macaé é a cidade com o maior projeto de drenagem do Estado do Rio.

A formanda Greicy Kelly, de 34 anos, apontou que o módulo de combate a incêndio foi o que ela mais gostou. "Moro no Sana e estou apta para ajudar no que for preciso", mencionou.

Segundo a professora Adriana Lima, de 34 anos, todos os temas abordados foram interessantes. "Prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos em um curto espaço de tempo e de forma humana é nosso objetivo como voluntários", enalteceu a também formanda, a bombeira civil Maria Talieli, de 31 anos.

De acordo com o Secretário da Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, o projeto Voluntários da Defesa Civil faz parte do Programa Permanente de Preparação para Emergências da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, integrando sociedade civil à Política Municipal de Proteção e Defesa Civil para atuação organizada nas fases da Gestão do Risco e na Gestão do Desastre.

"Trabalhar a gestão de desastres, com preparação antecipada, mudando paradigmas, promove aos participantes aptidões para que eles possam agir em casos de emergência ou desastres em casa, no trabalho e na sociedade, de maneira correta e ágil. Hoje estamos formando multiplicadores do conhecimento para redução de riscos de desastres", avaliou o secretário da Defesa Civil.

Joseferson exaltou que formar voluntários passa por uma integração e nesta noite houve a formalização. "Vocês formam voluntários para ajudar a população, fortalecendo uma política de proteção à vida, pensando antecipadamente e trabalhando no momento do acidente", realçou.

Preparação inclui noções de proteção e combate a incêndio
A formação foi pautada em treinamento teórico e prático, dividido nos seguintes módulos: conhecendo a Defesa Civil; o que é ser um voluntário; percepção de risco; segurança no lar; primeiros socorros (teoria e prática); noções de proteção e combate a incêndio (teoria e prática) e simulado de emergência.

O Coordenador da REDEC 9 – Baixada Litorânea, tenente coronel BM Fábio Gonçalves constatou que o comprometimento dos voluntários com a sociedade é difícil de acontecer. "Temos muita seriedade com esta questão e é difícil ter este tipo de trabalho com voluntários. Esse vínculo foi criado", indicou.

A entrega dos certificados foi feita pelo prefeito, secretário da Defesa Civil; pelo tenente coronel e pelos instrutores do curso Régis Lima, Eduardo Lopes, Stenio Rafael.

Os formandos foram: Adriana de Souza Lima Scheles; Aila Natiele dos Santos Silva; Amanda Croscópio Lopes; Ana Paula Neves da Silva Custódio; Anderson Raimundo Santos de Oliveira; Ariane Ferreira de Senne Lima; Arnaldo Pereira Lima Júnior; Eliane Almeida de Almeida; Dayana de Miranda Pimente; Gabrielly Nogueira de Souza Neves; Gisele Freitas Leal de Oliveira; Greicy Kelly Freitas dos Santos; Joice Mara Thomaz Lopes Florêncio; José Nolasco de Carvalho Neto; Lucas Campos dos Santos; Luis Eduardo Gonçalves Pena; Marcos Vinicius de Lima Loureiro; Maria Tatielly de Sousa Aragão; Rosangela de Oliveira Dias e Zuleika Lopes Lyrio.

Os voluntários homenageados pelos serviços prestados no ano de 2022/23 foram: Ana Eliza Lira de Menezes; Ana Lanes Lira; George de Paula Souza; Shirleane dos Santos Ramos; Nelci Souza Azevedo Pinto; Lais Nascimento Cabral; Laís Mendonça de Souza Moreira; Renye Mendes Gomes; Maria Iraildes Oliveira dos Santos e Alexandre Andrade Nascimento.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki