BANNER

STF rejeita recurso de Deltan contra punição do CNMP

Por RJNEWS em 10/03/2023 às 05:25:24
Em 2021, Deltan anunciou seu pedido de demissão do MPF

Em 2021, Deltan anunciou seu pedido de demissão do MPF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli rejeitou um recurso do deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR) contra decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que aplicou pena de advertĂȘncia quando ele era procurador da República. A decisão foi proferida na terça-feira (7).

Dallagnol foi punido em 2019 após afirmar, em uma entrevista à RĂĄdio CBN, que o Supremo "passa imagem de leniĂȘncia com a corrupção" em decisões proferidas pela Corte.

No recurso apresentado ao Supremo, a defesa do ex-procurador alegou que as acusações estavam prescritas e não poderia ocorrer a punição.

Ao analisar pedido o recurso contra a punição, o ministro Dias Toffoli entendeu que não houve ilegalidades na decisão do conselho.

"Não havendo qualquer comprovação de inobservância do devido processo legal, de exorbitância das competĂȘncias do CNMP e de injuridicidade ou de manifesta irrazoabilidade do ato impugnado, afigura-se totalmente descabida a tentativa de sua anulação", decidiu o ministro.

Em 2021, Deltan anunciou seu pedido de demissão do Ministério Público Federal (MPF), onde chefiou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba entre 2014 e 2020.

Após deixar o cargo, o ex-chefe da Lava Jato se tornou o deputado federal mais votado do ParanĂĄ e recebeu mais de 340 mil votos nas eleições do ano passado.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Corretora

ComentĂĄrios

Zion