Durante seu discurso Vera Lúcia defendeu a estatização das 110 maiores empresas do país
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou ontem (31), em convenção nacional, na capital paulista, o nome da operĂĄria sapateira Vera Lúcia como candidata à PresidĂȘncia da República nas eleições de outubro. O partido também referendou o nome da indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé), da etnia Tremembé, do Maranhão, como candidata a vice-presidente.
Durante seu discurso Vera Lúcia defendeu a estatização das 110 maiores empresas do país, os bancos e a agroindústria, além da revogação das reformas e leis que retiraram direitos dos trabalhadores. Segundo ela, a chapa composta por ela e Raquel Tremembé, é uma chapa indígena, negra e operĂĄria, que responde aos setores mais oprimidos da classe trabalhadora brasileira.
"Nós somos a maioria dos desempregados e precisamos construir um governo e, ao mesmo tempo, organizar a classe trabalhadora para controlar esse governo. Nós queremos governar o país com a classe trabalhadora e os indígenas, porque precisamos devolver suas terras, assim como precisamos devolver as terras dos quilombolas e os direitos que foram conquistados por nós", afirmou.
Kunã Yporã (Raquel Tremembé) tem 39 anos de idade, é indígena da etnia Tremembé, do estado do Maranhão, e é pedagoga. É integrante da Associação de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas. Kunã Yporã (Raquel Tremembé) é parte atuante das mobilizações dos povos indígenas na oposição ao governo atual.
Vera Lúcia, tem 54 anos e é natural de InajĂĄ, Pernambuco. OperĂĄria sapateira, é formada em ciĂȘncias sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Iniciou sua militância ao começar a trabalhar em uma fĂĄbrica de calçados, aos 19 anos. EstĂĄ no PSTU desde a sua fundação, em 1994.
Vera jĂĄ foi candidata ao governo de Sergipe, à prefeitura de Aracaju e à Câmara dos Deputados. Em 2018, foi candidata à presidĂȘncia da República e teve como vice o professor Hertz Dias, do Maranhão. Em 2020, Vera foi a primeira mulher negra a disputar a prefeitura de São Paulo (SP), cidade onde mora atualmente.
Fonte: AgĂȘncia Brasil