Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Empregabilidade

Macaé participa do lançamento do Programa Empregos Azuis - Um Mar de Oportunidades


O objetivo é capacitar milhares de pessoas gratuitamente

Representantes de Macaé participaram nesta sexta-feira (14) do lançamento do Programa Empregos Azuis- Um Mar de Oportunidades. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), em sua sede no Rio de Janeiro.

Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana, e de Trabalho e Renda, Rafael Manhães, estiveram representando o município de Macaé no lançamento do programa.

O programa Empregos Azuis representa uma iniciativa estratégica e inovadora para o fortalecimento da Economia Azul no Rio de Janeiro. O objetivo é capacitar milhares de pessoas gratuitamente para atuar em setores marítimos e energéticos é um passo importante para alinhar a qualificação profissional à crescente demanda do mercado.

"Uma das principais vantagens do programa é a sua capilaridade, levando oportunidades de formação para diferentes municípios e fortalecendo economias locais. Além disso, ao estimular a empregabilidade no setor marítimo, a iniciativa reduz a dependência de mão de obra de outras regiões e aumenta a competitividade da indústria fluminense", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana.

No entanto, para que o impacto seja duradouro, é essencial garantir que os cursos estejam alinhados com as necessidades reais das empresas e que os profissionais capacitados tenham acesso facilitado às oportunidades de trabalho. O envolvimento direto do setor privado e a criação de políticas complementares de incentivo à contratação podem ser diferenciais nesse sentido.

Os Empregos Azuis se destaca como uma solução bem estruturada para o desenvolvimento sustentável, combinando qualificação profissional, inovação e valorização dos recursos marítimos do estado. O sucesso da iniciativa dependerá de sua continuidade, expansão e integração com as demandas do mercado.

Participaram ainda representantes de diversos municípios, entre eles Cabo Frio, Campos, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo e Angra dos Reis.

SECOM Macaé

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!