Camara pi 183

Macaé mantém índices positivos na segurança pública do semestre

Por RJNEWS em 04/07/2024 às 08:16:17

Os resultados do primeiro semestre deste ano, na área de Segurança Pública do município, foram apresentados na manhã desta quarta-feira (3), no auditório da 123ª Delegacia de Polícia Civil, por meio de uma coletiva de imprensa. De acordo com o ISP/RJ, a comparação do primeiro semestre de 2023 com o primeiro semestre de 2024 em Macaé mostra a seguinte redução dos principais indicadores do sistema de metas: 56,4% na redução de letalidade violenta; 82,2% na redução de roubo de veículo; 52,1% na redução do roubo de rua e 100% na redução no roubo de carga. Os dados mantêm Macaé no topo do ranking de segurança pública entre municípios da região.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, ressaltou que ficou muito satisfeito com os números positivos apresentados pelos órgãos de Segurança Pública do município.

Ele ressaltou que uma das preocupações do governo é com relação à segurança e também como desenvolvimento econômico, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.

"É muito gratificante acompanhar os números da segurança pública. Gostaria de agradecer a todos os polícias. Polícias Civil, Militar, Federal, Guardas Municipais, Mobilidade Urbana e Judiciário. Esses números são o resultado de uma integração. Desde que esses índices começaram a ser medidos em 2001, o desse ano são os melhores que o município apresentou", pontuou.

Welberth disse ainda sobre a importância da vinda do Batalhão de Ação com Cães (BAC) e da parceria com Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS). "Estamos trazendo para o município mais três viaturas e também a criação das Delegacias de Homicídios, da Criança e da Mulher para o município, um Centro de Monitoramento com Reconhecimento Facial e ainda um para identificar placas de carros roubados", revelou.

O representante do secretário de Ordem Pública, Robson de Souza, também ressaltou a importância do trabalho integrado e explicou como a Guarda Municipal contribui na segurança do município.

"Nós atuamos com uma Comissão de Pronta Ação, que tem o intuito de trabalhar em ações de reintegração de áreas, entre outras invasões de locais públicos. Temos uma grande atuação no município da nossa Patrulha Maria da Penha e ainda além da parceria com o CPROEIS, estamos viabilizando uma com a Polícia Civil, com intuito de aumentar o seu efetivo e ainda o da Guarda Municipal", informou.

Integração na Segurança Pública

O delegado da 123ª Delegacia de Polícia Civil de Macaé, Pedro Emílio Braga, atribuiu aos resultados positivos no primeiro semestre de 2024, a ações integradas das forças de segurança no município.

"Na Polícia Civil tivemos a 2º colocada no ano de 2023 na área de investigação, com bons índices em cumprimentos de mandados de prisão e prisões em flagrante", disse.

O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Marcelo Amorim Arêdes, apresentou os índices apresentados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), da sua área de abrangência.

Além do município de Macaé, o 32º Batalhão atua nas cidades de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu , Quissamã, Conceição de Macabu e Carapebus.

"A redução neste primeiro semestre foi bastante significativa, o que coloca o município em 3º colocado na redução de criminalidade. Queremos conquistar o Prêmio Integração, como conquistamos no ano de 2023", disse.

O coordenador do Segurança Presente em Macaé, Edilson Luiz dos Santos, também esteve na coletiva de imprensa e explicou qual a proposta do programa.

"O Segurança Presente atua no Centro, Imbetiba e no bairro Cajueiros. Podemos destacar que nesse primeiro semestre não houve nenhum registro de roubo a estabelecimento, homicídio e veículos em nossa área de atuação", informou.

Ele informou ainda que nesse primeiro semestre, houve uma diminuição em 50% nos casos de roubos a transeuntes; 163 pessoas foram conduzidas à delegacia; 106, autuadas por posse e uso de drogas e 55 veículos recuperados.

A base do Segurança Presente no município foi inaugurada em março de 2022. Desde então, segundo o coordenador, Edilson, os índices de criminalidade vêm diminuindo.

"O objetivo do programa é promover ações segurança, cidadania e atendimento social, que tem como finalidade acolher os moradores e, esse é o diferencial, essa proximidade com a população", explicou.


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro
Casa e Roupa

Comentários

Zion
Luxhoki